segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

e os cento e um anos do Tio Oscar


Para quem achou que este espaço tinha sido abandonado, cá estou eu, escrevendo novamente. Para uma volta com grande barulho, hoje eu vou fazer um post um tanto polêmico.

Para quem não é da área da arquitetura, o mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, faz cento e um anos hoje (isso mesmo, CENTO E UM ANOS!); e o Tio Oscar, como eu gosto de chama-lo, tá com a corda toda, cada dia fazendo mais projetos – e foi sobre os projetos dele que eu vim escrever.

Muita gente crítica o Tio Oscar pela ausência de funcionalidade em sua arquitetura, principalmente os que acreditam que a função deve prevalecer sobre a forma, dizendo e batendo o pé que as obras do Tio Oscar não têm quase nenhum valor por não apresentarem quase nenhum traço funcional. Eles citam, por exemplo, o Palácio da Alvorada: um dos presidentes militares teria dito, numa conversa informal, que não gostava de almoçar lá porque sentia falta do cheiro de feijão sendo preparado pela esposa na hora de entrar em casa.

Pelo amor de Deus, para mim isso é coisa de gente que não consegue visualizar que a proposta da obra do Tio Oscar não é essa. Pior ainda, tem gente que critica as obras e, na maior cara de pau, faz releituras de elementos característicos do Tio Oscar na porta de entrada do seu escritório (quem quiser conferir, só ir à Avenida JK, em frente à delegacia de polícia). Graças a faculdade, eu tive a oportunidade de visitar várias obras do Tio Oscar; a meu ver, a arquitetura tem que ser vivenciada, a gente tem que experimentar todas as sensação que a obra nos causa para poder analisar; o propósito do Tio Oscar é criar beleza, surpresa ao espectador, uma escultura de escala monumental – e isso ele faz com maestria. Imaginem Brasília sem a Catedral? Sem o Planalto? Para mim, não ia fazer o menor sentido – os arredores da cidade não tem nenhuma paisagem a ser contemplada. É por essas e outras que para mim o Tio Oscar é um gênio.

PARABÉNS. TIO OSCAR! VIVA POR MAIS 100 ANOS!


ps. thanks ao meu irmão pela correção do texto.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

e o amor pelo Palestra!!!

acho que vai ser um assunto que vai interessar a pouca gente.. mais sei la.. por falta de atualizacao tao aqui..a umas duas semanas atras, consegui uma reliquia do meu avô, no começo ele resistiu um pouco. em me dar.. mais no final acho que ele percebeu que deixou o neto dele aqui muito feliz. A reliquia em questao é uma camisa do palmeiras, que eu chuto que seja de 1987, notem: '1987' a camisa é mais velha que eu. Quem me conhece sabe.. que o dia que eu puder vou ter minha coleçao de camisas de futebol.. ja tenho algumas pra começar e essa reliquia vai ser considerada a pedra fundalmental. Pois entao.. por eu gostar, sempre acesso blog, comunidades de colecionadores. Foi entao que eu pensei em porque nao. compartilhar a minha historia com os outros palmeirenses. ai entao escrevi pro blog Maglia Verde ( magliaverde.blogspot.com ) mais sem a pretençao de que ela fosse publicada, era so pra ajudar o arquivo com as camisas do palmeiras. E foi ai que eu sai na capa do blog, contando minha historia. quem quiser acessar o link direto é esse aqui.
Agora deixa eu ir que vai começar o jogo do lider.
Siamo Palestra!!!!

sábado, 13 de setembro de 2008

e a cidade de Paraty.

Já to devendo faz tempo um post novo, intão to aqui. Semana passada fui passar uns dias em Paraty, falando assim até parece que foi uma longa temporada na verdade foram só dois dias, mas dois dias mto divertidos.

Depois de quase quatro horas de viagem, chegamos então a cidade de Paraty no Rio de Janeiro. Quem me conhece sabe que eu não sou o maior fã de centros historicos e coisas e tal, prefiro muito mais a modernidade, o urbano, a vida em velocidade das metropoles. Porém Paraty em seu centro histórico abriga belos exemplares da arquitetura do séc. XIX. Passar pelas correntes que separam as ruas asfaltadas das ruas de pedra nos da a sensação de adentrar um universo do séc. XIX, tem todo um clima que favorece.

O que deixou essa viagem com um sabor muito especial, sem duvida compania da namorada, amigos reunidos, variedades inúmeras de fermentados produzidos ali, camera nova na mão pra poder sair fotografando a vontade e conseguir identificar a maioria dos elementos nas fachadas ( nao to me achando não, é so porque a materia do bimestre é exatamente arquitetura neoclassica no brasil, rs).

Como eu falei no começo não sou o maior fã dos sitios históricos mais respeito-os profundamente por saber da importancia que tiveram pra chegarmos onde estamos hoje.

Quem quiser fotos da viagem clica aqui no meu flickr.


Beijo Ká!
Hoje só amanha!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Seven Things

Brigado Bi, por me encentivar a escrever, intão ta aqui o resultado e tambem resolvi mudar um pouco o layout.

1_ 7 Coisas que faço bem.

'olho no lanceeeee!!'
- Desenhar
- Imitar o Seu Jorge
- Imitar o Silvio Luis ( olho no lanceeeeeee )
- fazer piadas infames
- tirar fotografias
- cozinhar
- bagunçar o que eu acabei de arrumar

2_ Sete coisas que eu não faço e não sei fazer.

Tio Silvio no alto de sua elegância

- Utilizar régua T
- guardar dinheiro
- contar piadas engraçadas
- ficar parado
- economizar $$
- deixar minha prancheta organizada
- imitar o silvio santos (queria aprender)

3_ Sete coisas que me atraem no sexo oposto.
Aninha
- Senso de humor
- estilo

* os outros itens ficam implicitos pra nao precisar censurar o post. hehe


4_ Sete coisas que não suporto no sexo oposto.

Nao pensei em nada q eu nao suportasse


5_ Sete coisas que digo com frequência.

- mintiiira
- olooookooo
- ée fiii
- to de boa

fiquei devendo 3 nesse item

6_ Sete atores/atrizes que eu gosto.



- Scarlett Johansson
- Angelina Jolie
- Rafinha Bastos ( nao é ator, mais tem que ser mto ator pra ser daquele jeito)
- Danilo Gentili ( tb não eh ator mais faz papel de reporter do interior)
- Will Smith
- Charlize Theron
- Jack Nicholson

7_ Sete atores/atrizes que eu odeio.



- Dado Dolabella
- Regina Duarte
- Pra completar a lista, todos os pseudo atores da Malhação

8_ Sete filmes que eu gosto.


- The Pursuit of Happyness
- Monsters Inc.
- Ocean´s Eleven
- Casino Royale
- Narradores de Javé
- O Homem que copiava
- The Dark Night

9_ Sete filmes que eu detestei:


- filme ruim eu nem guardo o nome

10_ Sete Livros favoritos

- com enorme vergonha posso dizer que nao tenho 7 livros favoritos

11_ Sete coisas legais nos ultimos sete dias.


- jogar volei
- jogar volei
- jogar volei
- play voleyball
- play volleyball
- aniversario do lucas
- sete dias com a namorada

12_ Sete constatacoes inuteis



- uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
- o mundo da voltas, uma hora vc ta aqui outra hora vc ta aqui denovo
- se michael phelps fosse um país ele estaria a frente do brasil
- 2+2= 4
- 1+1= 2
- 'pede pra sair' em espanhol é ' pide para salir'
- sean kingston parece que ta cagando enquanto canta

13_ Sete pessoas que desafio a responder as perguntas acima.

- vai ser só uma, Vinicio quero ver vc responder essa.

domingo, 24 de agosto de 2008

e o volei nas olimpiadas

Bom.. olimpiadas terminadas.. Brasileiros mais uma vez indo pras olimpiadas pegar um bronze. mais nao foi do desempenho do Brasil que eu vim falar no geral.. e sim sobre o volei. Sabado de manha, acontecia em pequim a final feminina do volei de quadra, por ocasioes do destino eu so assiti os tres primeiros sets( o jogo terminou com a vitoria do brasil por 3x1), o quarto e derradeiro eu fui acompanhando pelos lugares da rua que eu passava e tinha alguem assistindo. E é sobre isso que eu vim falar, em alguns momentos pensei que estivessemos vivendo uma final de copa do mundo. Em cada janela, loja que existia uma televisao tinha alguem sofrendo, gritando, torcendo pela selecao femina. Em uma das janelas deu ate pra escutar um sonoro ' vaiii errar filha da p*', com certeza era algum torcedor exaltado querendo o erro das americanas. Em tempos em que o futebol vai mal das pernas fiquei muito feliz de ver a empolgação do pessoal com o volei femino, que enfrentava a pecha de amarelonas. Que sejam amarelas, Amarelo-Ouro.

N.E: lembrei de uma frase do Juca Kfouri ( jornalista esportivo ) que na ocisao da vitoria do Brasil pela quinta vez seguida da liga mundial reproduziu no blog dele um comentário dos europeus sobre o volei, era alguma coisa assim: Volei é um esporte praticado por 12 pessoas com cinco sets e que no final termina com a vitória do Brasil.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

e a preguiça de escrever...

ja se vão mais de duas semanas sem posts. a preguiça e algumas obrigacoes me impedem de vir aqui e escrever qualquer bobagem. acabei de terminar o estudo preliminar da escola. quando tiver avançado posto imagens aqui pra ilustrar.

Esse post foi um oferecimento ao meu irmao que encheu o saco pra eu postar.
Boa Noite e Boa Sorte.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

e o fim das férias.

Hoje já é sexta feira, 25 de julho e o ultimo fim de semana das férias de inverno se aproximam. Essas férias tiveram fotores interessantes. Essas foram as férias que eu mais dormi, ia dormir por volta de tres da manha e acordava ao meio dia a tarde dormia denovo, tava precisando fim de semestre tenso com varias coisas pra fazer dormindo pouco. Essas tambem foram as ferias que eu menos fiz coisas proveitosas, tirando uma saida aqui e ali quase nada foi proveitoso. Como disse meu irmao, em uma semana eu fiquei 4 dias sem sequer ir ao portao de casa, prova de que eu nao fazia nada mesmo. Nessas ferias descobri o quanto o senhor Bruno Zevi é critico da Arquitetura Classica e sua linguagem( já devia ter descoberto isso no passado, mais a segunda chamada me possibilitou isso). Tambem foram as ferias pra sentir saudade dos amigos da faculdade , que fazem falta no dia a dia, pra dar aquela risada, pra dizer que a nossa vida nao anda, enfim pra estar junto(!). Férias pra sentir saudade da namorada que esteve longe durante longos 20 e tantos dias ( essa foi dificil de aguentar viu).

Mais segunda se aproxima, e estaremos todos nos de volta, fazendo as promessas de nesse semestre seremos melhores alunos, nos esforçaremos mais, e talvez mentir menos. :P


É isso ai. Beijo Ká =)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

e o seu gosto por fotografia.

Talvez por grande influencia da faculdade, de uns tempos pra cá comecei a me interessar cada vez mais por fotografia e tirar boas fotos. Os estudantes de arquitetura geralmente por vocação ou sei la porque tem uma queda ou por escrever poema (que definitivamente não é o meu caso) ou por fotografia (esse sim o meu caso, pelo menos eu tento) e por diversas outras areas da arte.

Desde mais ou menos o meio do ano passado eu comecei a ficar mais atento com as fotos q eu tirava, se nao tava tirando tao torto assim, a posicao da luz.. e até que umas e outras aii nao sairam mal. Hoje tava meio sem ter o que fazer comecei editar algumas, ajustando o brilho um pouco melhoe de um ou outra e pra mim pelo menos os resultados ate que foram satisfatorios.

Aqui embaixo vou postar algumas. e quem quiser ver mais algumas entrem nesse endereço. http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=11284689877669100900&aid=1210952947






Obrigado pelo audiencia maciça no blog, cerca de uma pessoa entra aqui com certeza. Intao eu vou agradecer e mandar um beijo pra ela ;)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

e as dificuldades de escrever um post.

Olha eu aqui denovo, hoje mais uma reclamação ou dificuldade. A dificuldade da vez é fazer um post de facil entendimento, com todas as partes, começo, meio e fim. Relendo o ultimo post eu vi que ele nao tinha conclusao. e que ficou totalmente sem sentido..mais ta certo que esse é um dos propositos do blog, falar de tudo e nada, nao se fazer entender. Por que gente que escreve bonitinho, publica poemas isso aqui ja ta cheio, e não foi isso que eu vim fazer aqui. Só vim escrever meia duzia de coisas com ou sem sentido, com um toque de humor quando for possivel. Vou aproveitar pra falar nesse post tambem das dificuldades de quem tem renite e sinuzite nos dias secos, como esses que tem feito. Pelo amor de deus, fazem tres dias que eu nao consigo respirar sem colocar um descongestionante nasal ( há, mae enfermeira faz agente conhecer esses termos) . Voces viram mudei completamente o assunto do post. Nada mais faz sentido. rs
E por fim queria dedicar esse post a quem me tem feito dormir essas noites. O maravilhoso descongestionante nasal 'PRIVINA'




Ahh queria dedicar tambemm a quem ta me fazendo cada dia mais feliz nesses ultimos meses. Beijo Ká.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

e as dificuldades de projetar uma escola.

trabalho pro final do proximo mes, que ja ta dando certo trabalho, principalmente por causa da falta do programa de necessidade. Na hora de fazer croqui, imaginar milhares de coisas até que nao foi dificil(principalmente pq eu nao tinha nenhum programa pra seguir) passado essa parte fui brincar um pouco com o que eu tinha desenhado no Sketch Up. Foi ai que eu ja comecei a ver diversos pontos falhos no estudo que precisam ser revisados.



“Tornar a arquitetura mais humana significa criar uma arquitetura melhor, o que por sua vez, implica um funcionalismo muito mais amplo do que aquele com bases exclusivamente técnicas. Esse objetivo só pode ser alcançado por métodos arquitetônicos – pela criação e combinação de coisas técnicas diferentes, de tal modo que elas possam oferecer ao ser humano uma vida extremamente harmoniosa.” [Alvar Aalto]

terça-feira, 15 de julho de 2008

Pra começar...

Pra começar, quero me apresentar. Eu sou Guilherme Moreira. Voces nao são.!rrsrsr eu to aqui pra falar de tudo, e ao mesmo tempo falar de nada que talvez faça sentido. Sempre tive vontade de criar uma pagina pra poder escrever sobre as coisas que eu gosto, ou nao. Logo tomei coragem e to aqui. Os temas serão diversos, como arquitetura( comentar sempre qualquer coisa que me agrade), futebol (claroo nao posso deixar de comentar o palestra) , música (seja ela boa ou ruim) e um montao de outras coisas q eu nao lembro.

A proposito o nome do blog tem livre inspiração na musica ' Palhaço do Circo Sem Futuro - Cordel do Fogo Encantado '. e a piada do começo foi copia msm do texto de Danilo Gentili.

Até o proximo post pra falar de tudo e nada ao mesmo tempo.